QUEM SOU EU

Sou professora de Francês, mas hoje minha principal atividade é escrever e ler, além de cuidar dos meus três vira-latas: Charmoso, Príncipe e Luther.



Gosto de fazer ginástica, sou vegetariana e adoro animais em geral, menos baratas.



Sinto especial prazer quando meus textos agradam aos meus leitores. Espero continuar produzindo e me comunicando com todos os meus amigos, neste maravilhoso universo da net.



Seguidores

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

 Teodora, de  prostituta  a Imperatriz 

Os Impérios morrem, como na vida tudo morre.  Após seu apogeu, o  Império Romano, irradiado pelas  margens  do Mediterrâneo, e outras regiões longínquas,   esfumaçou-se  ao longo do século V. " Todo o ocidente  pertence aos bárbaros germânicos, instalados como novos -ricos nos escombros imperiais. Os godos ocupam a Itália e a Espanha : burgúndios, francos e alamanos desmembram a Gália, e os vândalos entram na  língua e na  história ao se instalarem na África do Norte."(Fèvre Francis, Teodora , A Imperatriz de Bizâncio, Editora Nova Fronteira, s.d. ) 

Esta época da derrocada do Império Romano contém os primórdios do mundo medieval, ou do que se chama a Alta Idade Média. E o mundo entra nas trevas. Foi entre 306 e 337. Vendo a dissolução do Império Romano,  o Imperador Constantino, o primeiro a se converter ao Cristianismo, proibindo os  ritos pagãos, que ainda vão permanecer até a Dinastia Carolíngia, a segunda da Alta Idade Média, precedida pela dos Merovíngios, decidiu estabelecer uma nova capital para o Império, a que chamou Constantinopla em sua própria homenagem. Garantiu liberdade aos cristãos e sua mãe, igualmente convertida ao Cristianismo, criou um convento e foi beatificada como Santa Helena. A denominação Império Bizantino vem do nome  da antiga cidade-estado grega, Bizâncio, sem grande importância até aquele momento e que acabou se transformando em um Império Greco-Romano . O que chamamos de Bizâncio constitui a ponte entre a Antiguidade e a Alta Idade Média.  Constantinopla foi erguida ás margens do Bósforo, estreito entre o Mar Negro e o Mar Morto e marca a divisão entre o continente europeu e o continente asiático. Hoje, serve de leito à cidade de Istambul, capital da Turquia. Favor não confundir turco com árabe , que são etnias distintas. Os árabes que imigraram para o Brasil tinham passaporte turco, pois Líbano e Síria estavam sob o domínio dos turcos otomanos. E ao lembrar disto me vem à lembrança meu irmão, já falecido, esquizofrênico, mas de incrível inteligência e cultura, como acontece, misteriosamente, a todos os esquizofrênicos. Ficava indignado com esta confusão e dizia que os turcos pertencem à mesma etnia dos húngaros e dos finlandeses. Mas voltando à nossa história de Bizâncio e de sua Imperatriz, pouco adiantava que os seus habitantes se considerassem herdeiros da cultura greco-romana. Na verdade, na vida, nada se mantem estável e" foi ali que se formaram elementos uma nova cultura e sistema político." (Bizâncio, A ponte da  Antiguidade para a Idade Média. Angold Michael , Ed. Imago, 2002) 

Ao longo de séculos, Constantinopla torna-se uma belíssima cidade, onde impera o luxo de grandes mansões. Mas há também o lado miserável, onde se amontoam em ruas estreitas casas miseráveis. Foi numa destas que, em 497, nasceu Teodora, que desde cedo se fez notar pela extraordinária beleza. Seu pai, Acácio, que morreu cedo, cuidava dos ursos no Hipódromo, grande local de diversão da cidade, e desde então sua mãe convenceu-se de que a beleza de suas  duas filhas , dentre as quais se destacava a mais jovem, poderia trazer-lhe benefícios. A mais velha tornou-se logo comediante, ou, ao que  tudo indica, qualquer atividade  que trouxesse prazer. A mais jovem Teodora, já cedo, ainda pequenina atrai o público. Ainda que não dançasse nem cantasse, nem  atuasse , sua beleza e charme encantavam a plateia masculina.  Pouco a pouco, ela começa a se apresentar, e de forma especial, já que só vestia uma faixa preta que caia da cintura. Logo seu papel como prostituta se faz notar já que não tinha nenhum pudor e não recusava nenhum freguês.

Voltando de uma longa temporada fora,  onde fora ao início como acompanhante de um general sírio, ou talvez fenício, e após muitos amantes, ela conhece uma comunidade cristã que segue certas convicções, que não vale a pena discutir, uma vez que daí surgiu a expressão "discussão bizantina" ou que significa sem importância. Voltando a Constantinopla, ela renuncia a sua vida de atriz e prostituta e, durante algum tempo, torna-se tecelã. Foi por esta época que ela conhece Justiniano, que vinha de uma família pobre de criadores de cabras. Mas não é pelo criador de cabras que ela se apaixona, mas por homem já muito poderoso. Um tio seu, Justino, havia entrado para o exército. Sendo um homem muito talentoso acaba sendo nomeado para a guarda do Imperador Anastácio e, morto o Imperador, acaba, ele próprio, sendo nomeado Imperador. A lembrar que Justino o havia adotado, por ver  nele  muito talento político. Justiniano recebe então uma boa educação, torna-se um excelente soldado, enfim, é preparado para um dia poder substituir o tio.

Ele estava loucamente apaixonado por Teodora, mas havia uma lei que proibia o casamento entre um nobre e uma atriz. Afinal, Justiniano convence o tio a criar uma nova lei que permita tal união. Em 523, eles se casam. Poucos anos depois, o Imperador os nomeia Augustus,  ou seja, seus sucessores. Já velhos, Justino e sua mulher Eufêmia, aceitam as manobras de Justiniano e de Teodora para organizar seu poder sobre Constantinopla e sobre o Império. E as manobras são grandes, instalando um poder ilimitado sobre seus opositores. Pouco tempo depois o Imperador morre, seguido de sua mulher Eufêmia. E então, Justiniano e Teodora se casam numa deslumbrante cerimônia no Hipódromo. Juntos constroem a Basílica de Santa Sofia, que constitui um dos principais ícones da arquitetura bizantina, e que ainda existe em Istambul. A Igreja foi construída entre os anos de 532 a 537, sob o Império Bizantino, para ser a Catedral do Império. Quando da invasão dos turcos otomanos, transformou-se em Mesquita. À antiga catedral cristã, foram acrescentadas quatro torres que têm um significado no islamismo. A partir de 1935, foi transformada em lugar de visitação.  No Hipódromo, onde havia corridas de bigas, encenações e outras atrações os assistentes deviam pensar na incrível história daquela mulher que, em menos de vinte anos, se transformara da prostituta mais cobiçada daquele local e agora voltava como Imperatriz.  

Havia no Hipódromo, grupos distintos, que a falta de melhor comparação, formavam uma espécie de torcidas distintas.  Uma revolta lá surgida, entre os verdes e azuis, oferece aos opositores do Imperador a  oportunidade para uma revolta. Muita gente é executada, inclusive sacerdotes e a Igreja de Santa Sofia é incendiada. Neste momento, verdes e azuis se unem e resolvem ir até o Palácio. É a chamada Revolta de Nika. Justiniano está trancado no Palácio e prestes a aceitar a sugestão de fuga. É então que Teodora mostra o seu perfil de mulher extraordinária e, segundo testemunhas, diz-se do historiador Procópio de Cesárea,  esta que fora prostituta e que se expunha com uma simples faixa preta, verticalmente presa à cintura,  diz ao marido:  " Meu senhor, podes fugir, mas a morte é a única certeza que temos na vida. O que pode variar é como enfrentamos este episódio. Eu não vou fugir. Prefiro seguir um ditado antigo que diz que a melhor mortalha é a púrpura." A notar que a púrpura era a cor do manto dos Imperadores. Assim, arma-se uma ofensiva contra os revoltosos tendo à frente seus melhores generais. Muito sangue corre, há inúmeras execuções de insurretos, mas a paz é restabelecida.

Teodora, pode ser considerada a primeira feminista da História. Criou leis que davam à mulher direito à herança do marido em caso de morte, proibição à prostituição forçada, se um homem seduzisse uma donzela era obrigado a casar-se com ela ou a indeniza-la em dinheiro. Também mandou construir um convento para prostitutas que queriam abandonar aquela carreira, e também para mulheres que estavam em situação de risco. 

Esta mulher singular morreu em 548, segundo seu historiador Francis Fèvre, de câncer de mama. Justiniano sobreviveu-a por dezessete anos, mas fica evidente que sua força vinha da mulher. 

Esta é a história de uma mulher que veio das camadas mais baixas da população, que foi comediante e prostituta juvenil, mas que deixou seu nome na história. Não foi a favorita de um Rei ou Imperador, mas foi profundamente amada pelo homem que escolheu e a escolheu. Mas ainda há  muita coisa a contar sobre ela. E como diz o historiador Michael Angold sobre o Império Bizantino, Constantinopla é uma das mais destacadas cidades da Alta Idade Média e  desempenhou  papel crucial no surgimento da ordem medieval. Ela foi palco do surgimento de duas das três religiões monoteístas : o Cristianismo não perseguido e o Islamismo, e que  acabaram dando origem a três civilizações distintas, lembrando que o Judaísmo as precede.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Nenhum comentário: