QUEM SOU EU

Sou professora de Francês, mas hoje minha principal atividade é escrever e ler, além de cuidar dos meus três vira-latas: Charmoso, Príncipe e Luther.



Gosto de fazer ginástica, sou vegetariana e adoro animais em geral, menos baratas.



Sinto especial prazer quando meus textos agradam aos meus leitores. Espero continuar produzindo e me comunicando com todos os meus amigos, neste maravilhoso universo da net.



Seguidores

terça-feira, 14 de junho de 2011

Isto é Brasil

Amigos, acho que devo uma explicação pelo meu silêncio. Desde março não tenho escrito, abro raramente meu e-mail, e aproveitei o meu tempo para ler muito. Mas, sobretudo, decidi fazer um balanço de toda minha história, desde o momento em que alcança minha consciência. Tive infância difícil, com um irmão com graves problemas psíquicos, coincidente com insanidade que atingiu minha avó, que hoje se chamaria Alzheimer, mas que só foi diagnosticada em 1971. De minha mãe já contei a história e também seus seis últimos anos de vida, recusando-se a viver. Perdi minha única irmã, vítima de câncer, amiga e companheira em todos estes embates. Agora, sozinha, decidi, com a ajuda de meu analista, passar tudo a limpo. E precisei, acima de tudo, de mim mesma. Conclui, o que não foi novidade para mim, que gosto de viver só, e que é assim que a gente muitas vezes se reencontra.



Meu ostracismo valeu a pena, sinto feliz, tão feliz quanto pode ser alguém exposto aos inerentes perigos da vida. Mas sinto-me mais forte para enfrentá-los.


Um abraço muito carinhoso a todos vocês.


E agora, vamos ao texto.




Lembro-me de um velho samba que começava ufanisticamente “ Ai, nossas noites são tão claras, nossas praias são tão raras (?), isto é meu Brasil” . Mas será que é? Naquele tempo, eu era criança e acreditava firmemente que éramos lindos. Hoje tenho certeza que não. Na verdade nosso céu está irremediavelmente poluído. Por culpa da Petrobras, respiramos um ar contaminado com o dobro de enxofre dos outros países. Ou seja, o sonho de consumo de nenhum carro pode o ser o abastecimento pela dita estatal, como diz a propaganda – enganosa. Falsidade ideológica? Nossas praias estão contaminadas por todo tipo de sujeira, desde excrementos até animais mortos (e também gente morta). O Brasil real é tão diferente daquele do samba de minha infância!

E vamos a uma pequena lista que prova que o velho samba é lindo e enganador:

- acabamos de absolver um criminoso, condenado à prisão perpétua em sua terra natal, a Itália, país democrático onde teria seus direitos de cidadão respeitados. Mas mandamos, imediatamente, para a ditadura geriátrica cubana, dois lutadores de ficha limpa, que aspiravam a uma vida melhor. E tudo abençoado por Lula. Sendo que o então Ministro da Justiça justificava que o assassino Battisti lutava por um ideal. Hitler também. Como disse meu amigo Daniel : “Como existem paraísos fiscais, vamos ser conhecidos como paraíso penal.”

- nossos flagelados do início do ano continuam do mesmo jeito, ou seja, nada do que lhes foi prometido foi cumprido por ninguém;

- nosso Ministro da Educação diz que exigir de uma criança que aprenda a falar corretamente é uma atitude fascista, e cita Stalin e Hitler para tentar nos fazer aceitar a aberração (e tenho uma amiga professora que diz que ele é ótimo);

- uma cartilha distribuída às crianças de escolas públicas – sempre elas – ensina que dez menos três é quatro, ou cinco, não me lembro bem;

- para resolver o “pobrema” do “sete menas quatro é cinco”, criaram as cotas para as escolas públicas;

- defendendo o “anti- racismo”, criaram as “cotas raciais”. E também um “tribunal racial” que só existiu na Alemanha nazista.Ei, meus netinhos vocês têm um tataravô negão, aproveitem e entrem na fila.”


- um assassino mata covardemente a ex-namorada e passa onze anos livre, sendo que com a redução de pena, idade, etc, etc, sairá dentro de dois ou três anos;

- um Ministro de uma casa mal-assombrada, aumenta vinte vezes seu patrimônio, e o ex- Presidente aconselha à Presidente Dilma que o mantenha, já que há no seu Ministério muita gente culpada de malversação do dinheiro público;

- um bandido mata covardemente um estudante no estacionamento da USP, apresenta-se à polícia e sai livre com direito a responder pelo crime em liberdade – assim reza a lei - , defendida magistralmente por nossos causídicos, sendo que aquele que defende o bandido assim justificou a recusa do indigitado de nomear seu cúmplice :” Bandido tem seu código de honra!” . E é verdade, nós é que não temos;

- outro bandido assalta em um túnel, é fotografado, reconhecido, e não pode ser preso por não ter sido feito flagrante: “Ei, pessoal, de agora em diante temos que andar acompanhados de um policial para armar o tal flagrante!”

- há dois meses brigo com uma tal de OI, pois tendo mudado para um plano muito mais barato, recebo contas astronômicas. Fui ao Procom e me disseram que talvez tenha que entrar com uma ação na Justica Especial, que nem sei direito o que é. Viva o Lulinha e seus milhões;

- para combater o banditismo o governo volta com aquela história de desarmamento. Relembro Garrinha, que, ouvindo as instruções do técnico Vicente Feola, perguntou: “Doutor, mas a gente já combinou com o adversário?”

- retirando dinheiro do CAIXA ELETRÔNICO, encontrei uma nota manchada de vermelho, ou seja, quando formos ao banco temos que verificar nota por nota, e, se a quantia for maior, um bandido pode comunicar-se com outro pelo celular e o cidadão acabar sendo assaltado e até morto;

- os hospitais estão pela hora da morte – sem metáfora – e pagamos impostos astronômicos que vão parar em contas particulares da corrupção;

- na tal de Copa, de nem sei quando, vai sobrar roubalheira, as de colarinho branco e as de chinelo de dedo, e faltar obras de infra-estrutura, Estádios, hotéis, etc, que vocês podem imaginar. E aposto que o show de abertura será com Escolas de Samba, muito silicone e muita bunda de fora.

E viva nós que agüentamos tudo, e somos considerados pelos gringos – que não vivem aqui – o povo mais feliz do mundo. Não é o que diz aquela propaganda das Havaianas?

3 comentários:

maria cristina disse...

Querida professora Maria Lúcia,
Fica aqui meu abraço e desejos de bonne continuation! No mais, confesso que estou totalmente descrente desse país, especialmente da Justiça, se é que existe por aqui, e de todos esses políticos corruptos, que não deveríamos reeleger jamais. Tudo de bom!

Vitoria disse...

Querida amiga:
Queria saudá-la, mas acho que é mais coerente agradecer pelo retorno. É que é um prazer ler seus textos, sempre tão lúcidos e pertinentes.
O Brasil não é para principiantes, mesmo.
Um beijo muito carinhoso.
Saudades,
Maria Vitoria

Eloah disse...

É Maria que bom que você voltou.Todos nós temos dramas pessoais.Alguns maiores , mas todos significativos.O que vale é a força e a coragem para enfrentá-los e continuar em pé.Ser só não significa ser solítária .Adoro minha privacidade tb. e sou feliz assim , com muitos sonhos ainda dentro de uma realidade conquistada e aceita.
Um forte abraço.