QUEM SOU EU

Sou professora de Francês, mas hoje minha principal atividade é escrever e ler, além de cuidar dos meus três vira-latas: Charmoso, Príncipe e Luther.



Gosto de fazer ginástica, sou vegetariana e adoro animais em geral, menos baratas.



Sinto especial prazer quando meus textos agradam aos meus leitores. Espero continuar produzindo e me comunicando com todos os meus amigos, neste maravilhoso universo da net.



Seguidores

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nunca antes neste país

Passamos oito anos, ouvindo que “nunca antes neste país” aconteceu tanta coisa boa. Viramos BRIC, e logo estaremos no Primeiro Mundo, a saúde é quase perfeita e o ensino vai de vento em popa. Mas será que é verdade? Há gente que acredita. O que fazer? Para mim e milhões de outros brasileiros a coisa é bem diferente.








Nunca antes neste país” houve tanta sujeira. “Nunca antes neste país” houve tanta corrupção, tanta leniência dos governantes, tanto descaso com a saúde pública, onde pessoas não encontram leitos nos hospitais e acabam morrendo. “Nunca antes neste país” se viu tanta pouca vergonha. Vivemos num mar de lama. “Nunca antes neste país” houve “aloprados”, nem “mensalão”, ainda que houvesse, lá pelos anos oitenta, o famoso “ Centrão”, criado pelo amigo do peito para os fins mais espúrios. “Nunca antes neste país” foram criadas tantas Universidades que não ensinam o básico para seus alunos, nem nunca se varreu de forma tão esdrúxula para baixo do tapete a péssima qualidade do ensino, criando-se as vergonhosas “cotas raciais e sociais”. É verdade seu Lula , o senhor criou um país muito pior do que já era.


Passei minha adolescência sob o governo JK, e me lembro de figuras íntegras como Bilac Pinto, Milton Campos, Lott, Negrão de Lima, acusado pela oposição de corrupção, mas que ao morrer deixou para a família um apartamento. Confesso que nesta época, eu não dava atenção à política, mas estas figuras ficaram marcadas em minha mente como símbolos de um país que passou. É verdade, Lula, que “nuca antes neste país”, um homem com o prontuário de José Sarney seria Presidente do Senado, nem seria líder de qualquer coisa um dejeto como Renan Calheiros, nem o Presidente da Câmara, Marco Maia, faria piadinha com a corrupção dos desmandos do segundo homem de algum órgão público importante. Nunca antes neste país, uma entidade estudantil como a UNE, nossa velha heroína de tantas batalhas, se corrompeu com o dinheirão que o senhor lhe passa, a ponto de uma lider estudantil achar normal a absolvição de um tipo nojento como Renan Calheiros, que usava o nosso dinheiro para sustentar a amante: “Não nos cabe julgar a decisão dos deputados”. Ao ouvir esta frase senti uma grande tristeza enojada, se é possível tal conjunção. Senhor Lula, “nunca antes neste país” uma deputada, filmada recebendo dinheiro (nosso), foi absolvida alegando que na época não tinha nenhum cargo político. Neste caso, pense bem, Fernandinho Biera_mar, talvez convertando-se a alguma igreja evangélica, poderá, perfeitamente, ser eleito para qualquer cargo público. Leitores não vão lhe faltar.


Não me atrevo a dizer que o Brasil tenha sido algum dia uma Finlândia. Políticos corruptos sempre existirão, em qualquer país, talvez salvo no citado acima, mas há um mínimo de compostura, de respeito ao cidadão que o elege e o paga. É verdade, nunca antes neste país mergulhamos de tal forma no poço da vergonha. “Herança maldita” seu Lula, é a que o senhor deixou para sua sucessora, que não se sabe para onde virar, que está mais perdida do que cego em tiroteio. E sabe por que? Porque o senhor, assessorado por seu maior conselheiro José Dirceu – é bom a gente se benzer quando disser este nome- fez aliança com todo tipo de bandido para ter maioria e conseguir deste Congresso o que desejasse.


“Há alguns dias, recebendo do porteiro a revista “Veja”, me deparei com manchete:” O ministro recebia o dinheiro na garagem”. Não fiquei estupefata, nada mais me deixa neste estado no país do “nunca antes”, mas resolvi ler em voz alta para meu porteiro, ao que ele retrucou ironicamente: “ Mas isto não foi aqui , não é?” Respondi: “ Foi na Suécia”. Rimos juntos. Isto é o Brasil do “nunca antes”, “herança maldita” deixada pelo maior populista que este infeliz país já conheceu.






Cabotinismo é uma palavra que vem francês cabotinage, e cabotin é o mal ator, o que quer se fazer notar. Franceses são mestres neste tipo de encenação, sobretudo em se tratando do Terceiro Mundo. No caso de Lula, quiseram mostrar que, sem preconceitos, admiram o grande líder, timoneiro deste barco que começa a se desgovernar mais uma vez, só que para a esquerda. Temos aí Chavez, Carrera, Morales, Ollanta Humala, a Kichner, e outros que ainda virão, todos sob a égide do moribundo Fidel. E ai eles entram como patronos, aqueles que reconhecem “Nunca antes neste país”. Fácil, eles vivem longe, ainda que seu barco dê provas de furos na proa. Quem sabe o Brasil possa ajudá-los?

Um comentário:

Eloah disse...

Querida quanta verdade contida no teu texto! "Nunca antes neste país", afirmação que vimos dizendo em conta gotas porque todo dia existe algo bem mais aterrador e diferente para nos causar surpresas, ou não?Sei lá, a corrupção está tão banalizada que nem nos admiramos mais.Espero, juntamente com milhões de brasileiros que o jogo mude e a terra amada Brasil venha a ser um berço esplêndido.
Valeu querida pela ótima reflexão.Tenha um dia encantador.Bjs eloah