QUEM SOU EU

Sou professora de Francês, mas hoje minha principal atividade é escrever e ler, além de cuidar dos meus três vira-latas: Charmoso, Príncipe e Luther.



Gosto de fazer ginástica, sou vegetariana e adoro animais em geral, menos baratas.



Sinto especial prazer quando meus textos agradam aos meus leitores. Espero continuar produzindo e me comunicando com todos os meus amigos, neste maravilhoso universo da net.



Seguidores

quarta-feira, 28 de março de 2012

“Vergonha é roubar...

...e não poder carregar.”
Quem já não ouviu esta frase?
Ou seja, roubar é normal, mas fica chato quando a gente é pego com a boca na botija. Repetida milhões de vezes, por sucessivas gerações, que nem se dão conta do que ela significa. Nela, o que impressiona é a total ausência de sentido moral. Afinal, o que é uma afanadinha? Ou uma “afanadona”? Se ninguém vir, não há nada de ilícito. É verdade, que esta frase foi repetida até por minha mãe, que nunca roubou um fio de linha, nem jamais pensou em fazê-lo.  Mas está nas entranhas do Brasil, nas nossas origens, naqueles nobres decadentes, nos deportados, nos vagabundos que vieram para cá com a simples intenção de fazer dinheiro, não importava como. Deveria ter sido citada no magistral “Raízes do Brasil”.
O que vimos estarrecidos na televisão, em que bandidos combinam com falsos funcionários uma enorme propina com o nosso dinheiro, acontece todos os dias, e, podendo carregar, sem nenhuma vergonha. Não podendo, pegos em flagrante, também não lhes acontece nada. Vimos aqueles vagabundos negociar, rir, brincar com a safadeza. Tudo normal. Afinal, como já disse um deles, algum tempo atrás, o dinheiro não é de ninguém! Depois quando os vimos indo prestar depoimento, todos se esquivavam, contritos... não tinham podido carregar. E sabemos que a corrupção se estende a todos os recantos, a todas as esferas.
Nunca antes se viu tanta sujeira neste país, que, alías, jamais primou pela honestidade. Corromper, e se deixar corromper são um tabefe que recebemos diariamente na cara, quando lemos os jornais, assistimos à televisão. Lembro-me de Sérgio Cabral, Governador do Rio de Janeiro, pilhado utilizando um avião do bilionário Eike Batista. Poucos dias depois, baixou um decreto proibindo a autoridade pública de utilizar meios de transporte de empresários – e Eike tem interesse em um porto, se não me engano em área de preservação. O ex- Ministro dos Esportes, Orlando Silva, ia pegar o dinheiro sujo na garagem, foi trocado por outro, cujo único mérito para ocupar o cargo é ser do PCdoB. Ou alguém sabia que este partido é especializado em esportes? Mas, enfim, isto já é outra história, ainda que também caia na total falta de ética.
E até tu Demóstenes!Tu que formavas com o falecido Jefferson Perez, Cristovam Buarque, Fernando Gabeira e Jarbas Vasconcelos, o grupo dos INCORRUPTIVEIS. Pois não é que tu, justamente tu, és amigo do peito do contraventor Carlinhos Cachoeira? Recebeste presentes do dito cujo e já o achacaste em três mil reais para o aluguel de um avião. Tinhas até um celular especial, registrado nos Estados Unidos, para que ninguém descobrisse quem tu és na realidade!És um Judas que traíste todos nós!” Mas, afinal, porque tanta intransigência? Já não ouvi de uma profissional liberal, bem sucedida, que “roubar todo mundo rouba”. Ou seja, roubar se tornou um ato tão banal quanto tomar um cafezinho, comer um doce, brincar com os filhos.
Indignação, é este o sentimento que me invade quando vejo a imundice que me cerca, quando vejo o trabalho aviltado. Como dizia uma professora de canto de Ricardo, chamando seus alunos: “Depressa, depressa, porque o mundo é dos espertos.” É claro que aqui é dos Sarney, Renan, Collor, Zé Dirceu, e milhões de outros. E como dizia um comentarista na televisão, o maior aliado da corrupção é a ignorância. Quem sabe é por isso temos um Ministro da Educação chamado Aloysio Mercadante, que, aliás, já foi Ministro de Ciência e Tecnologia. Educação, Ciência, que importância têm desde que o indicado seja com o PT ou da base aliada!
E viva nós que vamos gloriosos para a Copa de 2014! Afinal roubar todo mundo rouba, e sem vergonha.

2 comentários:

Eloah disse...

Querida obrigada pela visita e o generoso comentário deixado no meu Blog.Se for útil, lá vai minha explicação: para seguir um blog, basta ir onde estão postados as fotos dos seguidores, no blog que quer seguir, e apertar no ícone que está escrito " Participar deste site" então quando abrir uma nova janela fazer o login apertando no ícone google, ou no ícone correspondente a sua conta.
Quanto ao teu post " Vergonha é roubar..." gostei demais e assino embaixo.Tenha dias ensolarados.Bjs Eloah

Eloah disse...

Querida,Feliz Páscoa!
Páscoa nos lembra renascimento, recomeço e uma nova chance. Que a alegria da Páscoa invada o seu coração e o daqueles a quem ama, e faça deste momento um espaço de reflexão de amor e de paz. Bjs Eloah