QUEM SOU EU

Sou professora de Francês, mas hoje minha principal atividade é escrever e ler, além de cuidar dos meus três vira-latas: Charmoso, Príncipe e Luther.



Gosto de fazer ginástica, sou vegetariana e adoro animais em geral, menos baratas.



Sinto especial prazer quando meus textos agradam aos meus leitores. Espero continuar produzindo e me comunicando com todos os meus amigos, neste maravilhoso universo da net.



Seguidores

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

 O segundo Império

"Quanto a este que usurpa meu nome  , o santo padre  bem sabe que , graças a Deus , ele nada é para mim. Minha desgraça é estar casado com uma messalina que procria" Esta carta foi escrita ao Santo Papa Gregório XVI por Luís Bonaparte, irmão caçula  de Napoleão. O então Imperador o havia nomeado Rei da Holanda e lhe  havia imposto como sua esposa sua enteada Hortense de Beauharnais.   Sua mãe, Josefina, havia nascido na Martinica, foi para a França aos 16 anos e , por imposição, acabou casando -se com Alexandre de Beauharnais. Durante o período mais sangrento da Revolução, quando reinava o chamado "Comitê de Salut Publique ", dirigido por Maximilien de Robespierre, e onde se reuniam as lideranças mais radicais da Revolução Francesa, como Saint -Just e muitos outros, quase todos oriundos da classe média de advogados.   E é bom lembrar, que a Revolução Francesa é um grande movimento do burguesia. Alexandre, que era nobre e militar, perde uma batalha e é acusado de tê-lo feito propositadamente  e condenado à morte na guilhotina. Por alguma razão, que nos  parece estranha , Josefina também é condenada. Consumada a execução de Alexandre, alguns  dias depois deveria ser a de Josefina. Conta-se que na  hora em que vieram buscá-la , ela desmaiou e naquela atropelo foi esquecida naquela cela imunda , cheia de ratos e baratas , onde havia sido confinada durante meses. 

Pouco depois, há a queda de Robespierre e seu grupo, sendo todos guilhotinados , um dia depois do assalto, sem julgamento .E assim Josefina retoma sua liberdade e seus dois filhos Eugène e Hortense , que haviam ficado com uma tia.  Seu primeiro amante é um político rico e importante chamado Paul Barras. E foi ele que apresentou Josefina a  Napoleão. E a paixão foi imediata, sobretudo por parte dele. Suas cartas de amor demonstram a necessidade dela e de sua intimidade.  Em 1796 , casam-se, apesar de Josefina ser seis anos mais velha. Napoleão,  nesta época, era somente um militar corso, sendo a Córsega , uma possessão francesa.  

E a vida segue. Hortense torna-se uma bela jovem, loira e frívola. Luís havia aceitado os dois primeiros filhos , de cuja paternidade ele sempre desconfiara. Mas este terceiro, era uma ofensa. Sabe-se  que Hortense , como sua mãe, era dada ao adultério e que esta  terceira gravidez fora fruto de uma viagem que fizera  aos Pireneus e da qual o marido não participara. De qualquer forma, foi obrigado a dar-lhe seu nome e este filho ilegítimo passou à história com Napoleão III, já que o Napoleão II, denominado Rei de Roma, crescera na Áustria, terra de sua mãe, segunda esposa de Napoleão Bonaparte, quando este já estava exilado. A juventude deste Terceiro Napoleão foi recheada de aventuras. Vestindo uniforme militar, simulou um golpe a Luís Felipe, da casa de Orléans, chamado o Rei Burguês. Luís Felipe sucedera à Restauração, quando houve a volta da família Bourbon ao poder ( era o reinado constitucional  de Luís XVIII, irmão de Luís XVI ,que fora guilhotinado) . Com a Revolução de 1830, foram destituídos e à Restauração deu lugar a uma monarquia dita burguesa, que teve fim em 1848. Mas antes de 1848,  com alguns comparsas, este que seria Napoleão III , simulou um golpe, Sua sentença foi  exílio na América, não se sabe ao certo em que país. Alguns anos depois, voltou do exílio para acompanhar a mãe prestes a morrer de câncer. 

Uma nova tentativa de golpe ,condena-o à prisão perpétua, na fortaleza de Ham, de onde, não se sabe como, consegue fugir. Desta vez, desembarca em Londres. Lá conhece uma prostituta  de homens ricos, que havia feito considerável fortuna. Neste meio tempo, Luís Felipe é deposto  e foge da França, enquanto o pretenso sobrinho de Napoleão vive, numa luxuosa mansão,  às custas de sua prostituta de luxo, Harriet  Howard. 

Voltando à França , resolve concorrer para uma cadeira para o Legislativo.  Ganha em vários distritos , mas é proibido de voltar a França, sendo um fugitivo. Posteriormente, penhora os bens herdados de seu pai e também de sua amante .  Concorre novamente, ganha e instala-se em Paris nos lugares de mais alto padrão , sempre ao lado de sua amante.  Baseando-se numa enorme insatisfação popular e no patrimônio político do tio (?) , sem esquecer a fortuna da amante , consegue ser eleito Presidente, concorrendo com o General Cavaignac e o poeta romântico Lamartine. E assim , o ex- condenado à prisão perpétua, torna-se Presidente da França. Mas, ele queria mais. Como seu tio, queria tornar-se Imperador. E no dia 2 de dezembro de 1851, às seis horas da manhã , com o Exército a seu lado , dissolve a Assembleia e dá fim à Segunda Republica, sendo a Primeira aquela da Revolução Francesa. Victor Hugo, que o apoiara para a Presidência, e era deputado revoltou-se e conseguiu exilar-se. Artistas, que sempre odeiam as ditaduras, como o pintor Edouard Manet, tiveram que refugiar-se para evitar a morte ou a prisão. Em Paris, insurretos eram mortos e no cemitério de Montmartre os corpos se amontoavam. Napoleão , o pequeno, como o chamava Victor Hugo, estava certo de que seu destino era semelhante ao de seu tio e lembrava-se sempre do que lhe dissera sua mãe, Hortense, "Se você repetir uma coisa muitas vezes, acabará acreditando" . O quê lembra o que disse Joseph Goebbels,  o Ministro das Comunicações Nazista : "Uma mentira repetida infinitamente, acaba por ser verdade" 

Louis Napoléon Bonaparte foi inegavelmente um gênio político , que com sua mentiras e artimanhas enganou o povo mais culto da época, enganou  grandes artistas e intelectuais.

Bem o que tentei resumir até agora é o pior lado deste homem que marcou a Historia . Agora , resta falar algo de importante que fez e mudou a cidade de Paris

E para finalizar quero lembrar uma frase de Karl Marx, justamente a respeito de Louis Napoléon Bonaparte: " A história se repete como farsa." 

Nenhum comentário: